Muitas pessoas, quando decidem iniciar a prática de um programa de exercício físico, estão cheias de motivação. E isso é ótimo. Porém, passados dois ou três meses, essa animação diminui. Porque o plano da academia que era trimestral terminou ou porque aquela companhia que compartilhava esse momento afastou-se. Ou surgiu outra ocupação no mesmo horário ou… ou… ou…
Daí, passado um tempo, essa mesma pessoa, que agora está afastada dos exercícios, decide recomeçar, e assim torna-se um ciclo vicioso esse comportamento: inicia e para.
Sabemos que a regularidade é fundamental tanto para a saúde geral quanto para os planos estéticos que a pessoa possa ter.
Regularidade significa continuidade e estabilidade, ou seja, o corpo necessita de um estímulo sistematizado de movimento para torna-se ativo e usufruir de todos os benefícios que os exercícios resultam. Selecionamos aqui algumas dicas pra te ajudar a não mais desistir e incluir na sua rotina, por definitivo, o momento para a prática dos exercícios físicos.
Repense seu tempo: estabeleça um horário. Mesmo que, inicialmente, consiga apenas 30 minutos do seu dia, coloque na sua agenda como se fosse compromisso de trabalho.
No início é necessário um esforço a mais: nos meses iniciais será necessário se obrigar a cumprir o que ficou estabelecido por você mesmo e, com o tempo, o exercício virará hábito e poderá até ter um pouco mais de flexibilidade na sua agenda.
Quando bater a preguiça: esforce-se, vá ao local ou espaço onde se exercita e realize os exercícios mesmo que numa intensidade ou tempo menor, mas não falte. Logo você começará a sentir falta quando não poder ir, acredite.
Encontre uma prática de seu interesse: será bem mais fácil disciplinar-se se a atividade lhe der prazer. Se, por exemplo, gostar de ficar sozinho neste momento, procure modalidades individuais. Se preferir estar entre mais pessoas, procure as atividades coletivas. Há uma infinidade de modalidades e práticas diferentes e é bem provável que uma delas irá te conquistar.
Inicie com metas sensatas: tenha consciência de que tudo o que é saudável ocorre de forma gradativa. Trace metas iniciais razoáveis para manter-se confortável e não ansioso e frustrado. Inicie gradualmente no que diz respeito ao tempo de duração e à intensidade dos exercícios.
Pronto, agora é só começar, para nunca mais parar. É claro que, com o passar do tempo, a modalidade escolhida inicialmente pode ser modificada, que o local e horário que pré-determinou precisou ser modificado, muitas variáveis podem ser alteradas, mas nunca a decisão de desistir. São as escolhas de todos os dias que podem nos manter saudáveis.