A vida é feita de ciclos. Óbvio, não?! Alguns se encerram naturalmente. Outros, nem tanto. O jornal O Popular de Mogi Mirim está perto de concluir uma etapa do seu ciclo de sucesso no jornalismo regional. É que, nas próximas semanas, estaremos com um novo nome. Há alguns meses recebemos uma notificação do jornal O Popular de Goiânia (GO) quanto à marca. Dentro deste processo, lutamos pela manutenção do nome que ostentamos, com muito orgulho, há 19 anos.
Desde os primórdios, quando fomos fundados pelos jornalistas Valter Abrucez e Geraldo Bertanha, o Gebê, O Popular sempre foi sinônimo de jornalismo sério, comprometido com os fatos e com o povo. Não à toa, popular. Devido ao suor e profissionalismo de cada repórter, diagramador, fotógrafo, vendedor, auxiliares administrativos, entregadores e outras tantas funções, temos uma marca respeitada em Mogi Mirim e região.
Porém, há trâmites legais que falam com mais força e reconhecemos que devemos atender a essa demanda. Vamos mudar de nome. E não é algo fácil. Imagine você, aos 19 anos, acostumado a ser chamado pelo seu nome, se vendo obrigado a alterá-lo. Por mais que respeite as necessidades legais e reconheça o aprendizado que tal situação impôs, não é fácil.
Estamos alinhando nomes. Pensando em nosso histórico e no histórico do jornalismo local. Pensando em nomes que remetam ao original. Pensando. E, em breve, a população que, por anos, fortaleceu o trabalho de O Popular, nos conhecerá por um novo nome. Neste processo de “rebatismo”, queremos expor ainda que não estamos fechados a sugestões. Afinal, se a nossa essência é popular, ouvir a voz do povo, já tratada como “A Voz de Deus”, combina com o nosso histórico.
E, por falar em nossa história, o nome até poderá ser outro, mas o jornalismo independente e o compromisso com a verdade jamais serão alterados. Foi por honrar esta premissa que nos mantivemos até aqui mesmo em meio a tantas turbulências que o setor passou nos últimos anos. É por fazermos uma jornalismo sério, comprometido com os fatos e com a isenção que o jornalismo cobra que ganhamos respeito dos leitores e de outra parcela fundamental para a solidez do nosso trabalho: os parceiros comerciais.
Quem investe no O Popular sentirá que em nada essa mudança de nome vai trazer de negativo. Muito pelo contrário. A mudança também inspira. E, como já adiantamos em nossa edição de aniversário, em agosto, estamos preparando novidades. Um jornal cada vez mais coeso com o mundo atual. Um jornal mais conectado. Um jornal mais interativo. Um jornal cada vez mais integrado com o universo virtual sem perder o charme e os diferenciais que só uma versão impressa tem. Viva conosco essa fase de mudanças. Invista conosco nesta etapa de novidades. Um novo ciclo, sem jamais deixar de ser feito pelo povo e para o povo. Sem jamais deixar de ser popular!