terça-feira, julho 16, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoExposição traz grandes mulheres a Mogi Mirim

Exposição traz grandes mulheres a Mogi Mirim

A partir desta sexta-feira, 10, dentro das celebrações pela semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Mogi Mirim recebe uma exposição de esculturas de Tamara Nowascky, intitulada “Grande Mulheres”. De Zilda Arns a Anita Garibaldi, grandes mulheres da história são retratadas através da visão e arte de Tamara.

A mostra terá abertura às 19h30, no Centro Cultural “Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, na Avenida Santo Antonio, nº 430, no Centro da cidade. A exposição ficará aberta ao público até o dia 10 de abril e conta com a curadoria de Sidnei Cirilo de Sá e Valter Polettini. Mais informações pelo telefone (19) 3805-3125.

Esculturas sonhadas
De acordo com Oscar D’Ambrosio, pós-doutor e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador, o processo das esculturas de Tamara Nowascky costuma apresentar três etapas que dialogam entre si. Seja nos trabalhos que homenageiam figuras femininas de destaque na cultura do estado de Santa Catarina e do Brasil ou em suas devoções à Virgem Maria, ela mergulha em jornadas muito peculiares.

As esculturas costumam começar com sonhos ou projeções mentais que se transformam em anotações que têm como suporte o papel. Esses registros são referências de consulta para o momento de modelar. É ali, nos cortes e ocagens, ao colocar as mãos na argila e no ato do acabamento, que a mágica se realiza.

Segundo o crítico, não se trata de passar um planejar para a ação, mas de efetivar, pelas mãos, uma vereda em que as ideias que provêm da intuição ganham vida nas esculturas. As imagens, tenham sua origem em personagens históricos e/ou divinos, apresentam conteúdos simbólicos em sua visualidade.

“Cada obra, principalmente nos detalhes, traz índices do que significa para a artista o feminino, a humanidade e o sagrado. Para a ceramista, construir os corpos de suas esculturas significa comunicar aquilo que esses seres fizeram de melhor e, ao realizar esse trabalho, oferece que ela mesma tem de mais profundo enquanto pessoa e artista visual”, destaca D’Ambrosio.

A artista
Tamara Nowascky é uma artista plástica brasileira, nascida em Blumenau (SC). Seu principal meio de expressão é a escultura em argila, e sua maior inspiração é o sagrado, na cultura ou na natureza. Iniciou-se nas artes aos 12 anos. Formou-se arquiteta, especializou-se em design. Foi à Itália buscar as técnicas de pintura e escultura dos grandes mestres.

Residiu por alguns anos em Milão e Roma. Por fim, descobriu na força do sagrado e do feminino a inspiração que norteia sua arte. Seu foco, hoje, transita entre a pureza casta da Virgem cristã e a inquietude erótica das deusas (e deuses) de outras culturas. Uma diversidade que se integra harmonicamente na arte de Tamara e que estará à disposição dos olhares mais aguçados aqui, em Mogi Mirim.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments