Na tarde desta sexta-feira, 7, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, instalou 17 placas no Complexo do Lavapés, popularmente conhecido como Zerão, para alertar os usuários sobre a área de transmissão da febre maculosa, uma doença transmitida pelo carrapato estrela que está presente no parque da cidade. As placas foram colocadas em todos os portões de acesso à parte interna do parque, com o objetivo de conscientizar e prevenir a população sobre os riscos envolvidos.
O Lavapés, que antes era considerado uma área de risco de contaminação, agora é classificado como área de transmissão da doença. Essa mudança reforça a necessidade de medidas preventivas e de conscientização por parte dos frequentadores do parque. Além das placas, a Secretaria de Saúde planeja instalar outdoors em pontos estratégicos da cidade, ampliando ainda mais a divulgação e conscientização sobre a febre maculosa.
Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já está em ação, monitorando as capivaras que habitam o Zerão. Esses roedores são hospedeiros do carrapato estrela, que transmite a bactéria causadora da febre maculosa. Para controlar a população de capivaras e evitar a propagação da doença, uma empresa especializada será contratada para realizar a castração dos animais e, se necessário, o abate daqueles que estiverem contaminados.
O secretário de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio, explicou que todas as medidas adotadas seguem um rigoroso protocolo estabelecido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio do Gefal (Sistema Integrado de Gestão da Fauna Silvestre). “São cinco protocolos fundamentais, ou seja, o cercamento da área, o controle populacional das capivaras, a castração, o abate de animais contaminados e as placas de alerta sobre área de transmissão da febre maculosa”, explicou.
Além das ações direcionadas às capivaras, Oberdan ressaltou a importância de manter o gramado no entorno do Lavapés sempre baixo. Isso dificulta a proliferação do carrapato estrela, pois sem a grama para se esconder, esses aracnídeos são eliminados pela ação dos raios solares.
No entanto, para que todas essas medidas sejam efetivas, a cooperação da população é essencial. A Secretaria da Saúde faz um apelo para que as pessoas evitem o uso do complexo do Lavapés para atividades como pescaria, caminhadas, corridas, passeios com cães ou qualquer outra atividade, principalmente nas áreas próximas aos lagos. A Guarda Civil Municipal (GCM) será instruída a orientar as pessoas a evitar essas atividades no local.
Durante a instalação das placas, foi possível observar a presença de pessoas próximas ao lago, uma mulher passeando com carrinho de bebê, pessoas caminhando com cães e alunos de autoescolas treinando no antigo kartódromo. Essas ações demonstram a necessidade urgente de conscientização e adoção de comportamentos responsáveis por parte de todos os frequentadores do parque.
A febre maculosa é uma doença grave e potencialmente fatal, e a prevenção é a melhor forma de evitá-la. Com a instalação das placas de alerta e as medidas adotadas pela Secretaria de Meio Ambiente, espera-se que a população esteja mais consciente dos riscos e contribua para a prevenção da propagação da doença. É fundamental que todos se unam nesse esforço coletivo para proteger a saúde e o bem-estar da comunidade.