terça-feira, julho 16, 2024
INICIAL☆ DestaqueMais de 100 escorpiões foram capturados no cemitério em três dias

Mais de 100 escorpiões foram capturados no cemitério em três dias

Como parte da Semana de Combate ao Escorpionismo, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria da Saúde está preparando duas palestras sobre o assunto, que acontecem na segunda-feira, 28, na Santa Casa de Misericórdia, para duas turmas de funcionários, sendo a primeira palestra às 9h e a segunda às 11h.

Já na quinta-feira, 24, haverá uma terceira palestra para os trabalhadores do Clube Mogiano (Recanto), às 11h. Para o médico veterinário Rogério Marcos Garros, coordenador da vigilância ambiental e zoonoses do CCZ e responsável pelas palestras, os dois locais são importantes, pois recebem um grande fluxo de pessoas.

“No caso do clube, também há a presença de muitas crianças o que nos força a reforçar a atenção”, observou. O veneno do escorpião é particularmente perigoso para crianças até 10 anos e idosos. Ainda como parte da Semana de Combate ao Escorpionismo, o CCZ realizou, nos dias 14, 15 e 16, uma busca ativa de escorpiões no Cemitério Municipal, quando mais de 100 animais, entre adultos e filhotes, foram capturados.

O número foi considerado baixo, levando em consideração as campanhas de anos anteriores, quando a quantidade chegava a ser de quase 1 mil animais por operação.

“Ainda é cedo para falar que houve uma redução desses animais na cidade. Quando esquentar mais é que teremos uma noção exata”, explicou o Rogério.

Nas palestras, além de mostrar os principais aspectos físicos desse aracnídeo, Rogério também vai falar sobre os acidentes escorpiônicos, modos de se prevenir da presença de escorpiões, dentre outros assuntos.

O veterinário diz que é sempre bom esclarecer o público sobre os acidentes escorpiônicos e onde elas devem recorrerem em caso de picada. No caso de Mogi Mirim, ele destaca que o soro antiescorpiônico está disponível apenas na UPA (Unidade Básica de Saúde) da Zona Leste.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments