quinta-feira, julho 11, 2024
INICIAL☆ DestaqueMogi integra campanha estadual de combate à dengue

Mogi integra campanha estadual de combate à dengue

A Secretaria da Saúde, por intermédio da Vigilância em Saúde (VS), deflagrou na segunda-feira, 20, a campanha “Semana Estadual de Mobilização para Combate à Dengue”, que acontece em todas as cidades paulistas. Em Mogi Mirim, a ação tem envolvido quase 100 pessoas, principalmente agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Esse “exército” tem percorrido dezenas de quarteirões de Mogi Mirim onde foram detectadas larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Centenas de residências deverão ser visitadas e, por isso, pede-se a cooperação das pessoas para com os agentes. O objetivo principal da ação é conscientizar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros, acabando com locais com água parada e acúmulo de objetos que retém água da chuva.

Os alvos de orientação serão as caixas d’água sem tampa, vasos de planta, garrafas vazias, calhas entupidas, piscinas sujas, dentre outros. Outra ação da VS deve ocorrer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ideia é passar aos alunos da rede municipal de ensino, dicas sobre o combate à dengue, com ênfase à eliminação de criadouros nos quintais de suas casas. Outra meta é envolvê-los na orientação dos próprios pais sobre a importância dessas ações para manter a cidade livre da dengue.

Boletim
Até o momento, Mogi Mirim registra apenas cinco casos positivos de dengue (uma mulher e quatro homens entre 15 e 59 anos), além de 306 notificações. Porém, em virtude das fortes chuvas e do grande volume de água trazido pelas enxurradas, as autoridades sanitárias estão em alerta para evitar um surto da doença em Mogi Mirim.

É recomendado ainda que, ao sentir sintomas como febre alta, dores de cabeça, dor atrás do olho, cansaço extremo, manchas vermelhas pelo corpo e dores nas articulações, a pessoa deve procurar, imediatamente, uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa ou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments