Uma roda de conversa, que abordou temas importantes como empreendedorismo, os serviços prestados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro Especializado de Assistência Social), além dos dois anos de implantação da Patrulha Maria da Penha em Mogi Mirim, marcou o Dia Internacional da Mulher, no município.
Organizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte, Educação, Segurança, Relações Institucionais, Assistência Social e Fundo Social, além da Câmara Municipal, o evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, no Teatro Municipal “Tóride Sebastião Celegatti”, no Centro Cultural “`Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, onde munícipes, vereadores, assessores, secretários, gerentes e demais autoridades da cidade e da região, estiveram presentes.
Uma apresentação do “Coral da Melhor Idade”, da Lyra Mojimiriana, sob a regência de Cláudia Benedeti, deu abertura ao evento com a interpretação de grandes sucessos como Carinhoso, de Pixinguinha, e Mulher Sexo Frágil, de Erasmo Carlos.
Em seguida, o professor de educação física, Rodrigo Martins Rosa, ministrou uma pequena aula de alongamento ao público presente após ressaltar a importância da prática de exercícios físicos de flexibilidade, resistência e cardiorrespiratório, principalmente por parte das mulheres.
Por fim, a integrante do Grupo Mulheres do Brasil, Rose Alcântara, a psicóloga, Alice Andrade, a Guarda Civil Municipal, Elaine Navarro, e a vereadora e primeira-dama, Luzia Cristina Cortes Nogueira, idealizadora do evento, deram início a roda de conversa que reforçou que a mulher pode ocupar o lugar que ela quiser na sociedade e dentro de casa, ambiente onde deve ser respeitada e amada.
No evento, a secretária de Assistência Social, Cristina Puls, ainda anunciou que no segundo semestre deste ano, Mogi Mirim terá mais um serviço em prol das mulheres vítimas de violência. De acordo com a secretária, no mês de março, a Prefeitura, por meio da Assistência Social, lançará um chamamento público para implantação do “Centro de Referência Especializado à Mulher Vítima de Violência”, um serviço complementar às ações dos CREAS que já oferecem atendimento a mulheres em situação de violência.
Ao fazer o anúncio, Cristina agradeceu e ressaltou o apoio das vereadoras Sônia Módena e Luzia Cristina Cortes Nogueira, duas grandes incentivadoras que prestam total apoio a causa. “Nós vamos ter um serviço especializado, com uma equipe especializada, para atender um segmento tão específico como este”, pontou a secretária.
Ao final do evento, a vereadora e primeira-dama, Luzia Cristina Cortes Nogueira, se mostrou satisfeita com os temas abordados e com o anúncio da vinda de mais um serviço em prol da mulher. “Nós queríamos aproveitar essa data importante para divulgarmos o trabalho que é realizado em Mogi Mirim. Nós já tivemos casos de feminicídio na cidade e temos o objetivo de substituir esses atos de agressão pelo diálogo, e este é um tipo de trabalho que tem que ser iniciado na infância, pois nós precisamos mudar essa ideia machista que a sociedade tem de que a mulher tem que ficar em casa, não pode fazer nada; a mulher ela é parceira do homem e não empregada”, frisou.