terça-feira, julho 16, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Multivacinação em todas as UBS’s marcam ação especial no sábado

Multivacinação em todas as UBS’s marcam ação especial no sábado

Começou no sábado, 30 de setembro, a campanha de multivacinação promovida pelo Ministério da Saúde em todo o País e que vai se estender até o dia 31 de outubro. Em Mogi Mirim, com o “Dia D” de vacinação em todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), a campanha tem seu ápice neste sábado, 7. As unidades estarão abertas das 8h às 16h.

A organização desse megaevento está a cargo da VS (Vigilância em Saúde), órgão da Secretaria Municipal da Saúde. O principal objetivo dessa megavacinação, de acordo com a gerente de VS, Vivian Delalibera de Souza Custódio, é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme preconiza o calendário estadual.

Vivian reforça que é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça às UBS’s, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de Saúde possam avaliar se há alguma dose que ainda não foi administrada ou se há imunizantes que necessitam ser aplicados para completar o esquema vacinal preconizado.

Além de atualizar a imunização de crianças e adolescentes, outras metas do “Dia D” é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças imunopreveníveis, ampliar o acesso às vacinas e avaliar a vulnerabilidade do Município para as doenças imunopreveníveis correlacionadas às coberturas vacinais.
Vivian enfatizou ainda que, com o “Dia D”, fortalecerá a priorização da vacinação para o alcance das coberturas vacinais e, de forma homogênea, com base no microplanejamento, desenvolvendo ações articuladas para recuperação das coberturas vacinais.

Para aumentar o público-alvo, uma das estratégias, especialmente voltada às crianças, é o uso dos personagens Zé & Maria Gotinha para incentivar pais ou responsáveis a levar os menores de 15 anos às UBS’s. “Zé & Maria Gotinha” estarão desfilando junto com o carro de som, em todos os bairros de Mogi Mirim, inclusive em frente às UBS’s no “Dia D”.

O Ministério da Saúde disponibiliza o calendário completo de vacinação em seu site e confira não apenas as ações para crianças e adolescentes, bem como para gestantes e idosos

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments