segunda-feira, outubro 14, 2024
INICIALOpiniãoArtigosPor que sentimos mais fome no frio?

Por que sentimos mais fome no frio?

Você já deve ter se perguntado por qual motivo sentimos mais fome no frio, não é mesmo? Sim, isso tem uma explicação. A queda da temperatura faz com que nosso corpo precise de mais energia que o normal para se manter aquecido, aumentando assim o gasto energético. Como a nossa energia vem do que comemos, o corpo envia mensagens ao cérebro para aumentar a nossa fome, com o propósito de manter equilibrada a nossa temperatura corporal.

É comum, ainda nesta época, darmos preferência para alimentos com maior densidade calórica, preferencialmente os mais quentes, pois isso ajuda no controle da temperatura também.

O problema não é o aumento do apetite nesta época do ano, mas sim a relação que temos com a alimentação. Muitas vezes recorremos a alimentos muito calóricos ou em grandes quantidades. Isto proporciona falsas sensações de saciedade e bem-estar. É preciso estar atento ao descontrole e fazer sempre refeições completas e inteligentes, para não colocar a saúde em risco.

Para ter uma refeição completa você precisa equilibrar carboidratos (arroz, macarrão, massas, batata, mandioca, mandioquinha), proteínas de origem animal ou vegetal (carnes magras, feijões, grão de bico, lentilha, brócolis, entre outros) e lipídios (gorduras vindas das carnes, oleaginosas, azeite).

Não podemos esquecer as fibras, pois elas dão saciedade por mais tempo. Estas fibras são encontradas nos alimentos integrais, vegetais, frutas e, sendo assim, para se obter um prato rico em nutrientes e capaz de controlar o apetite no inverno, é preciso selecionar os alimentos corretamente.

De que forma podemos, então, manter uma alimentação equilibrada e saudável em dias de baixa temperatura? Primeiramente, adaptando as opções. Sopas de legumes são ótimas alternativas, mas lembre-se das proporções. Batata, mandioca, mandioquinha, macarrão, entre outros, são considerados carboidratos e devem ser utilizados com moderação.

Escolha vegetais com menos calorias, como, por exemplo: chuchu, abobrinha, berinjela, repolho, entre outros. Adicione uma proteína e terá uma refeição equilibrada. Massas são irresistíveis, mas opte sempre por opções integrais e com molhos menos calóricos.

Bebidas quentes também sempre são ótimas pedidas, não é mesmo? Prefira sempre opções de leite com redução de gordura (integral por desnatado ou semidesnatado), bebidas sem o uso de açúcares ou faça a redução ou substituição por adoçantes naturais. Chás também caem muito bem nesta época do ano.

Não se esqueça da hidratação! Nosso corpo não manifesta sede como no verão, então, devemos tomar água da mesma forma, para evitar a desidratação. Muitas vezes a fome é confundida com a sede, então tome água sempre que estiver sentindo fome, isso ajuda no controle da saciedade também.

E não deixe de praticar exercícios físicos. É comum, no inverno, bater aquela falta de vontade de se exercitar, mas seu corpo precisa deste estímulo em qualquer época do ano, além do que, os exercícios ajudarão também no controle do peso corporal. Em caso de desconforto, procure sempre uma orientação profissional.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments