Hoje vou relatar a história de um grande amigo e empresário, Renato Rufino, um exemplo de profissional da cidade de Mogi Mirim, que atua no ramo da indústria mecânica e que, com certeza, inspira muitas pessoas com a sua trajetória.
Renato começou a trabalhar ainda aos 15 anos e sua grande inspiração foi seu pai, Rufino, que além do trabalho, o ensinou sobre caráter, disciplina e honestidade. Quando ele me contou isso, relembrei dos antigos artesões que passavam sua arte para os filhos, e eles passavam para suas futuras gerações. De certa maneira, Rufino conseguiu transferir o seu amor pela mecânica a Renato.
Ele começou como ajudante e aprendeu a difícil tarefa de programar o seu serviço, separando ferramentas e o material para realizar as tarefas. Menciono difícil, porque normalmente quem está começando não pensa em tudo aquilo que vai precisar durante a atividade, e Renato já tinha consciência que, se separasse todos os itens durante o processo, seu trabalho seria mais rápido e eficiente.
Tudo iniciou na prestação de serviço e o empresário foi enxergando as oportunidades que iam aparecendo e, com isso, foi aumentando sua área de atuação. Hoje, Renato e sua família atuam em três seguimentos: a prestação de serviço, a fabricação de equipamentos para lavanderia industrial e na fabricação de produtos para ortopedia humana.
O sucesso das empresas Rufino está ligado ao respeito aos clientes e colaboradores, principalmente na geração de emprego e oportunidade. Ele acredita que, gerar emprego, gera dignidade e melhor qualidade de vida, principalmente, aos colaboradores e às famílias amigas envolvidas no seu dia a dia, diretamente e ou indiretamente, vinculados a seus fornecedores e clientes.
Quando perguntei ao Renato sobre sugestões e dicas para outros empreendedores que estão começando, sua resposta foi a seguinte: “Todo empresário tem que acreditar no seu produto e se dedicar muito para conseguir fazer com que ele aconteça. Conhecer o seu mercado, ter dedicação e amor é fundamental para alcançar o sucesso. Dar bons exemplos. Uma organização deve seguir uma linha de cima para baixo, tendo como base o respeito e a transparência entre todos”.
E ele completa. “Além de valorizar a equipe de trabalho e criar um ambiente seguro, agradável e que não seja estressante. Esse item é muito importante, para a saúde do trabalhador e para a saúde da empresa”.
Renato, sua trajetória é inspiradora, espero que a sua história sirva de exemplo para outras pessoas. Parabéns!!!
Para ter a suas histórias contadas aqui, envie uma mensagem para o e-mail: nelson@theodorojr.com.br.
Boa semana e fiquem atentos às novidades!