sábado, julho 13, 2024
INICIAL☆ DestaqueReparos após a chuva e reforço da importância de cuidados com a...

Reparos após a chuva e reforço da importância de cuidados com a rede de esgoto

Na manhã de segunda-feira, 6, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Mogi Mirim continuou os trabalhos de manutenção nas redes de esgoto que sofreram com a forte chuva do último final de semana. As ocorrências recebidas são, em sua maioria, de casos de extravasamento de esgoto em via pública ou retorno de esgoto dentro do imóvel, ambos causados principalmente pela destinação irregular de água da chuva na rede de coleta de esgoto doméstica.

Desde o início de janeiro, a autarquia registrou 32 ocorrências de retorno de esgoto dentro do imóvel e 97 casos de vazamento. O alto número registrado na temporada é resultado de ligações irregulares que sobrecarregam a tubulação, causando rompimentos ou o retorno pela rede em imóveis situados em regiões mais baixas. Para combater o transtorno, o Saae orienta os consumidores a verificar se o imóvel direciona a água da chuva para a rua, por onde será escoada pelas galerias de água pluvial.

Outra medida que deve ser adotada é não descartar objetos no vaso sanitário, evitando assim vazamentos decorrentes da obstrução da rede. Além desses cuidados, a autarquia também orienta os consumidores a instalarem a válvula de retenção de esgoto na saída da rede doméstica junto à caixa de inspeção. Ela bloqueia o retorno da carga na rede, impedindo o extravasamento através de ralos e vasos sanitários.

É importante lembrar que destinar água de chuva para a rede coleta de esgoto é infração e, caso seja constatado, está sujeito à punição de acordo com a Resolução Nº 275 da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments