terça-feira, setembro 17, 2024
INICIALOpiniãoArtigosTrem de passageiros entre Campinas e São Paulo vai virar realidade

Trem de passageiros entre Campinas e São Paulo vai virar realidade

Participei, recentemente, de uma reunião da diretoria da Fecomercio sobre o Plano de Governo do estado de São Paulo 2023, com José Antonio Scomparin, presidente do nosso Sincomercio. Na reunião, estavam presentes: Felício Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo; Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais; Fábio Prieto, Secretário de Justiça e toda a diretoria da Fecomercio São Paulo.

Entre os muitos assuntos tratados, um merece ser destaque nesta coluna: a licitação para implantação do trem de passageiros entre São Paulo e Campinas. O edital do Trem Intercidades São Paulo-Campinas (TIC Norte) deverá ser publicado até 31 de março, previsão do nosso vice-governador, Felício Ramuth, um projeto que terá um investimento de aproximado de R$ 10 bilhões.

E ainda adiantou que não é apenas essa linha. Está sendo estudado um complexo de trilhos com mais de 477 quilômetros de extensão, englobando diversas cidades e, se trabalharmos direito, ainda poderemos incluir a nossa querida Mogi Mirim.
Agora, por que destacar essa grande obra? Campinas é próxima de Mogi Mirim, apenas 40 minutos de carro, ou seja, aproximadamente, 58 quilômetros.

É preciso aproveitar essa oportunidade para que as empresas de nossa cidade possam ficar com uma fatia dessa obra. Além disso, é uma grande chance, tanto no transporte de pessoas entre Mogi Mirim e Campinas nesse trem, como para aproveitar os passageiros para um deslocamento para a nossa “Cidade Criativa”, onde poderão se divertir em nossos bares, restaurantes e fazer compras no nosso comércio.

Ou ainda realizar um grande movimento para que essa obra chegue a Mogi Mirim. Não estou brincando quando menciono isso, pois tudo passa por um trabalho duro e de planejamento. Há muitas instituições na cidade e o próprio Governo Municipal poderia visualizar a possibilidade e trabalhar para que aconteça.

Mogi Mirim, no passado, ganhou seu tronco de linha ferroviária graças à movimentação dos empresários e dos fazendeiros locais, o que acabou gerando a antiga Companhia Mogiana.

Precisamos deixar de pensar que estamos sozinhos e buscarmos apoio e união com as cidades vizinhas. Sempre ouvi falar que somos a cidade do momento, a bola da vez. Só que ninguém chuta! Vamos juntos pensar nessa possibilidade!

Boa semana a todos!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments