Se você folhear as páginas de revistas Decorar e Interarq ou direcionar seu navegador ao Blog Revista Casa Claudia, encontrará lá trabalhos com DNA mogimiriano. É o reconhecimento por obras que podem ser vistas aqui, nas vizinhas Mogi Guaçu e Itapira, e também em Campinas, São José dos Campos ou São Paulo.
O portifólio da Noh Arquitetura é de respeito. E este know-how existe graças ao casal Augusto Mateus Manzato e Vivian Vomero Manzato. Ele é de Limeira, aqui pertinho. Ela, nossa conterrânea. Ele é arquiteto e ela designer de interiores. Ah, combinação maravilhosa! E, exatamente por oportunidade de trabalho e família, hoje ele mora em Mogi Mirim e eles são os responsáveis pela empresa que está no mercado desde 2014.
CLIQUE E CONFIRA AS MATÉRIAS ESPECIAIS COM
ARQUITETOS DE SUCESSO EM MOGI MIRIM
É interessante que, o primeiro curso superior de Augusto, não foi no ramo em que atua de forma tão bem sucedida hoje em dia. “Direito foi uma escolha para ingressar no mercado de trabalho, entrei com 17 anos na faculdade e descobri que é muito difícil trabalhar sem ter paixão”. Palavrinha que gosta de transitar nos meios arquitetônicos, não? Foi neste ramo que constrói e inspira que ele se encontrou e os gostos, com Viviane, se mesclaram. “Ela sempre gostou de arquitetura, mais ainda de design de interiores”.
Mas como a situação funciona na prática? Augusto explica. “No escritório somos uma equipe de quatro arquitetos e uma estagiária. Cada um tem uma função específica. O Augusto é o arquiteto chefe, atende os clientes, é responsável pela criação e participa de todas as etapas dos projetos além de administrar as obras. A Vivian é coordenadora, fica interna e cuida dos desenhos técnicos. Detalhamos muito! Apesar das funções, sempre trocamos ideias e experiências”.
E aí vem, inclusive, a explicação para o nome da empresa. “O nome Noh tem esse significado: dois arquitetos, duas cabeças, dois pontos que se unem e formam um nó”. Assim como a vida profissional se entrelaça à pessoal. Não tem jeito. “Tentamos deixar, mas o assunto arquitetura sempre acaba surgindo. É natural, e adoramos”.
Projetos podem ser conferidos nas redes sociais, como o Instagram
Ver essa foto no Instagram
Assim como amam transmitir toda esta paixão pela arquitetura àqueles que consomem suas obras primas. No escritório, total suporte ao cliente. Eles são acompanhados na escolha do terreno/local e passam por todas as fases e etapas de projeto e obra. A Noh presta serviço de arquitetura, design de interiores, administração e gerenciamento de obra. “Além da assessoria o cliente conta com um caderno de desenho executivo muito elaborado para não se preocupar e a obra sair com a qualidade esperada”.
Augusto conta que seus clientes buscam qualidade, otimização de tempo e dinheiro, mas acima de tudo a unicidade. “Ele é único e seu projeto também deve ser. Já tivemos experiência em auxiliar o cliente na melhor localização para abrir seu negócio, escolha de terreno de acordo com a topografia para a tipologia da residência desejada, estudo de viabilidade para um edifício residencial, estudo e projeto para obra por fases, transformação de usos dentre outros. Hoje o arquiteto precisa ser interdisciplinar e estar preparado para quebrar padrões e paradigmas. Ser dinâmico!”.
Nome completo: Augusto Mateus Manzato e Vivian Vomero Manzato
Empresa: Noh arquitetura
Início das atividades da empresa: 2014
Cidade natal: Augusto (Limeira) e Vivian (Mogi Mirim)
Se não nasceu em Mogi Mirim, o que o trouxe para cá?: Augusto (Oportunidade de trabalho e família)
Instituição de formação em nível superior: Augusto e Vivian (PUC Campinas)
Outras formações acadêmicas: Augusto (Pós-graduação em Arquitetura Contemporânea – FAU Mackenzie – SP; Especialização em Design e Showroom IED Milão – IT; MBA Arquitetura de luxo Universidade Roberto Miranda – SP) e Vivian (Técnica em Design de Interiores Arquitec Campinas-SP)
Ano de formação: Augusto (2011) e Vivian (2012)
Tempo de atuação na área: Augusto (Estagiou e trabalhou em escritórios de arquitetura em Campinas e São Paulo, até formar o Noh) e Vivian (Estagiou e trabalhou em escritórios em Campinas até formar o Noh)
Segmentação dentro da arquitetura que mais gosta: Residencial, Comercial e Corporativo
Quais as referências profissionais na sua área (pode ser até mundial)?: Ramon Esteve, Arthur Casas, Saota…
O Popular: Entre a infância e a adolescência, há algo que lembra que possa já estar te inclinando à arquitetura?
Augusto: Sempre fui muito observador, e os detalhes tinham minha atenção. O diferente sempre me atraiu.
Vivian: Tive meu primeiro contato com a arquitetura na reforma da minha casa. Após essa experiência, decidi que seguiria a profissão.
O Popular: Na prática, o que te levou a estudar arquitetura?
Augusto: Estudei direito por dois anos, mas sempre me identificava com o campo das artes. Descobri a paixão por arquitetura na faculdade.
Vivian: Sempre me interessei pelo mundo do design de interiores e arquitetura. Desde pequena me recordo de falar que gostaria de ser arquiteta.
O Popular: Quais foram as principais dificuldades no momento de ingressar no mercado de trabalho?
Augusto: No primeiro momento você trabalha para família e amigos mais próximos, e nem sempre a experiência é positiva. Em alguns momentos, nosso profissionalismo e competência eram questionados, mas no final tudo acabava bem.
CONHEÇA ALGUNS DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS
PELA NOH ARQUITETURA
O Popular: O que você considera ser mais apaixonante na arquitetura e que te faça trabalhar com prazer?
Augusto: Projetamos pensando na experiência do usuário. Alegria, prazer e surpresa são sentimentos que acompanham nosso olhar para os detalhes nos projetos. Torná-lo, independente da escala, mais pessoal e próximo daquele usuário. Uma vez recebemos de uma cliente uma foto onde seu marido estava brincando com seu filho no jardim. Aquela foto mostrava que o projeto residencial se tornou um lar e fez todo trabalho fazer sentido. É gratificante.
O Popular: Que tipo de serviços um cliente pode contratar de um arquiteto?
Augusto: No escritório, damos total suporte ao cliente. O Acompanhamos na escolha do terreno/local, e passamos por todas as fases e etapas de projeto e obra. Prestamos serviço de arquitetura, design de interiores, administração e gerenciamento de obra. Além da assessoria o cliente conta com um caderno de desenho executivo muito elaborado para não se preocupar e a obra sair com a qualidade esperada. Nosso cliente busca qualidade, otimização de tempo e dinheiro, mas acima de tudo a unicidade, ele é único e seu projeto também deve ser. Já tivemos experiência em auxiliar o cliente na melhor localização para abrir seu negócio, escolha de terreno de acordo com a topografia para a tipologia da residência desejada, estudo de viabilidade para um edifício residencial, estudo e projeto para obra por fases, transformação de usos dentre outros. Hoje o arquiteto precisa ser interdisciplinar e estar preparado para quebrar padrões e paradigmas. Ser dinâmico!
O Popular: Por dois anos você cursou a Faculdade de Direito e, após este período, trocou para a Arquitetura. O que levou a isto?
Augusto: Direito foi uma escolha para ingressar no mercado de trabalho, entrei com 17 anos na faculdade e descobri que é muito difícil trabalhar sem ter paixão.
O Popular: Sua esposa, na época de faculdade, cursava o colegial e, quando foi ingressar na faculdade, optou pela arquitetura. Podemos dizer que a Vivian foi influenciada pelo Augusto?
Augusto: Ela sempre gostou de arquitetura, mais ainda de design de interiores.
O Popular: Sendo um casal, vocês desenvolvem os trabalhos juntos?
Augusto: No escritório somos uma equipe de quatro arquitetos e uma estagiária, cada um tem uma função específica. O Augusto é o arquiteto chefe, atende os clientes, é responsável pela criação e participa de todas as etapas dos projetos além de administrar as obras. A Vivian é coordenadora, fica interna e cuida dos desenhos técnicos. Detalhamos muito! Apesar das funções, Sempre trocamos ideias e experiências. O nome Noh tem esse significado: dois arquitetos, duas cabeças, dois pontos que se unem e formam um nó.
O Popular: Os projetos e tudo o que envolve o trabalho são coisas que ficam no escritório ou acabam acompanhando vocês na rotina para a casa também?
Augusto: Tentamos deixar, mas o assunto arquitetura sempre acaba surgindo. É natural, e adoramos.
O Popular: Onde (cidades, estados) podemos encontrar projetos desenvolvidos pela Noh? Há trabalhos premiados ou mesmo publicados em editorais especializados?
Augusto: Obras em Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Espirito Santo do Pinhal, Campinas, São Paulo, Barão Geraldo e São José dos Campos. Na mídia, Revista Decorar, Revista Interarq, Blog Revista Casa Claudia.