sábado, novembro 23, 2024
INICIALVariedadesEspecial: O dia de quem luta para nos defender!

Especial: O dia de quem luta para nos defender!

Ela é uma das profissões mais antigas do mundo e, aqui no Brasil, o seu dia é lembrado em todo 11 de agosto. A advocacia é assim conhecida, por mais que não haja um registro documentado do primeiro advogado de fato que já militou nesta área tão respeitada e necessária. Para o autor Elcias Ferreira da Costa, o primeiro advogado foi “o primeiro homem que, com influência da razão e da palavra, defendeu os seus semelhantes contra a injustiça, a violência e a fraude”.

Já o escritor Luiz Lima acredita que o primeiro advogado da história foi Demóstenes, que no século IV, na Grécia, se dedicava a conhecer as leis e textos da época, ficando conhecido como o primeiro orador político de Atenas, a capital do país que ganhou fama por seu sistema jurídico já no início no primeiro milênio da “Era Cristã”.

Aqueles que hoje carregam o título de advogado herdaram a responsabilidade de manter uma tradição milenar. No Brasil, de acordo com os dados da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o quadro de advogados regulares e recadastrados é composto por 1.272.998 profissionais credenciados. Este número engloba advogados (1.202.693), estagiários (20.116) e suplementares (50.189). Em São Paulo são 339.089 profissionais credenciados na OAB, que em sua subseção de Mogi Mirim apresenta aproximadamente 650 advogados. Ela é a 60ª subseção e a atual diretoria, que possui mandato até o final do ano que vem, é presidida por Sandro Henrique Natividade, na função há seis anos.

Temos uma rica história relacionada a esta profissão de valor histórico imensurável. E o dia 11 de agosto ficou cravado para celebrar estes profissionais em homenagem à criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, que foram criadas por D. Pedro I.

Tradicionalmente, no dia 11 de agosto (em comemoração ao Dia do Advogado), os estudantes de direito festejam ainda o chamado “Dia da Pendura”, quando saem pelos restaurantes próximos da universidade, consomem e não pagam, pois a conta fica “pendurada” para que o dono do restaurante pague. Em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maio, Dia de São Ivo, padroeiro dos advogados.

O certo é que devemos celebrar todos os dias a existência de profissionais que, com coragem, superação e dedicação, lutam pela justiça. Trabalhadores vocacionados, mas que também são construídos por trajetórias únicas. Por roteiros de vida que se somam à rotina profissional. O Popular busca, nesta edição especial, prestar uma singela homenagem a um ofício tão nobre. É claro que se torna inviável retratar histórias e visões das centenas de advogados que tanto batalham em nossa cidade. Mas, através de alguns personagens, registramos aqui a celebração à data, como também o agradecimento a todos. Obrigado por lutarem por nossos direitos!

Dr. Gustavo Antonio Tavares do Amaral
Na busca pelo justo, faz jus à inspiraçãoDr. Vanaldo Nóbrega Cavalcante
Destino traçado antes da maternidadeDr. Giovani Leite de Oliveira Junior
O amparo legal para o crescimento das empresas
Dra. Letícia Müller
Uma carreira moldada pelas etapas da vida
Dr. Aluisio Bernardes Cortez
O inusitado hobby da infância indicava o ofício

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments