Mogi mirim é uma cidade que sempre teve um comércio pujante. Se as nossas ruas são as artérias de um corpo, o comércio é, sem sombra de dúvida, as células que a mantém viva. E dar o sangue pelo crescimento do município é uma tradição, alinhada, óbvio, a um DNA extremamente visionário.
Em meio à pandemia, esta área que tanto emprega, que tanto paga impostos, que há tanto impulsiona a cidade, sofreu. Fez sacrifícios, como as portas fechadas, por um bem maior. E não é que desta situação de crise veio uma alternativa. Para lutar pela vida, surgiram as lives no dia a dia dos nossos comerciantes.
E é desta nova ferramenta de vendas que falaremos nas páginas B4 e B5 deste caderno, com um material especial e personagens ainda mais especiais. As lives entraram no nosso cotidiado, primeiro, com as dos músicos. Mas, aos poucos, se tornou opção para os comerciantes, que estavam com as portas fechadas e restrições para receber os clientes. O Instagram é a rede social mais usada, mas YouTube e Facebook são alternativas.
Não é fácil para quem está habituado a atender pessoalmente, se transformar em um apresentador. Mas, convenhamos. Nossos comerciantes sempre foram artistas. Eles precisam de muito malabarismo para driblar os altos impostos e toda uma “renca” de dificuldades no dia a dia.
Durante a preparação deste especial, que comemora o Dia da Mídia Social, celebrado em 30 de junho, a reportagem de O POPULAR sentiu que tudo isto que estamos passando despertou algo mais… Os comerciantes estão cada vez mais unidos e se ajudando.
CLIQUE E CONFIRA AS MATÉRIAS COM AS LOJAS
MOGIMIRIANAS QUE ESTÃO ANTENADAS NO MUNDO DAS LIVES
Em cada live, é possível ver outros comércios participando, seja nos comentários durante as transmissões, nas curtidas, mas, principalmente, na colaboração entre eles, com brindes para sorteios, vouchers e muito mais. Isto sem contar o viés social, com ajuda a entidades e o impulso para o surgimento das próprias Lives Solidárias.
Para o publicitário e gestor de marcas, Nelson Theodoro Jr., as lives de vendas já são um fenômeno na internet e de certa forma revolucionaram a relação do lojista e seus clientes até na forma comportamental. “As lives são uma nova e potente ferramenta para vendas diretas e engajamento do público das redes sociais materializados em vendas físicas”. Confira a entrevista completa com Nelsinho abaixo:
O POPULAR: Como você vê esta iniciativa de inúmeros comerciantes em optar pelas lives para potencializar as vendas?
Nelsinho Theodoro: Diante dessa nova realidade a “PANDEMIA”, a transmissão ao vivo ganhou muito espaço como alternativa do comércio para vendas de seus produtos. As Lives de vendas já são um fenômeno na internet e de certa forma revolucionaram a relação do lojista e seus clientes até na forma comportamental. As Lives são uma nova e potente ferramenta para vendas diretas e engajamento do público das redes sociais materializados em vendas físicas. Isso porque permitem o acesso imediato e direto do cliente com o lojista, e a preços especiais praticados só são possíveis graças ao volume de vendas que acontecem em tempo recorde. Acompanho muitas Lives durante a semana, e vejo lojas com os mais variados números, quando vejo lojas com 50 participantes, paro e penso, meu Deus será que nesta ou naquela loja caberiam 50 pessoas ao mesmo tempo? E aí que a mágica da Live acontece, o comércio tem acesso a um número muito maior de cliente ao mesmo tempo, clientes que estão confortáveis em casa, e encontram na Lives, momentos de lazer, entretenimento e ainda a possibilidade comprar o que precisam. Sem falar que temos o entrosamento entre marcas já que muitas lojas patrocinam umas as outras oferecendo produtos para sorteio e entretenimento durante a transmissão ao vivo. As Lives tornam-se um caminho alternativo e definitivo para as vendas online.
O POPULAR: Você acha que é uma ferramenta que será usada apenas pela condição de pandemia ou veio para ficar?
Nelsinho Theodoro: Para responder, vamos voltar um pouco no tempo, pois ter está possibilidade de falar com o cliente em tempo real era privilégio apenas de poucos, que dependiam da grande mídia para este fim. As transmissões exigiam uma superprodução, com equipamentos sofisticados e toda uma logística envolvida. Agora com as Lives, qualquer um pode ter seus minutinhos de fama de maneira bem simples, com apenas um celular e o melhor: sem gastar um centavo. Agora toda empresa ou pessoa pode anunciar o lançamento de um novo produto ou promoções exclusivas em primeira mão para seus clientes, num apertar de um ícone. E ainda pode interagir, com comentários, deixando as pessoas tão próximos da sua marca como nunca puderam antes. E tem mais eliminou-se todo o trabalho de editar o vídeo posteriormente, deixando tudo fluir de uma forma natural. Tenho certeza de que as Lives vieram para ficar, ninguém vai renunciar a elas nunca mais. É como se o jogar de futebol, ouvisse a narrador de sua partida e mudasse a rota do chute de sua bola pois sabe exatamente a posição do goleiro. Vemos cada dia mais pessoas descobrindo as possibilidades, para esta ferramenta que trouxe avanças na comunicação e deve trazer muitos outros para os mais diferentes ramos, do comércio, serviço a comunicação em geral.