sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Lives: Sempre na vanguarda, comércio de Mogi inventa e se reinventa

Lives: Sempre na vanguarda, comércio de Mogi inventa e se reinventa

Mogi mirim é uma cidade que sempre teve um comércio pujante. Se as nossas ruas são as artérias de um corpo, o comércio é, sem sombra de dúvida, as células que a mantém viva. E dar o sangue pelo crescimento do município é uma tradição, alinhada, óbvio, a um DNA extremamente visionário.

Em meio à pandemia, esta área que tanto emprega, que tanto paga impostos, que há tanto impulsiona a cidade, sofreu. Fez sacrifícios, como as portas fechadas, por um bem maior. E não é que desta situação de crise veio uma alternativa. Para lutar pela vida, surgiram as lives no dia a dia dos nossos comerciantes.

E é desta nova ferramenta de vendas que falaremos nas páginas B4 e B5 deste caderno, com um material especial e personagens ainda mais especiais. As lives entraram no nosso cotidiado, primeiro, com as dos músicos. Mas, aos poucos, se tornou opção para os comerciantes, que estavam com as portas fechadas e restrições para receber os clientes. O Instagram é a rede social mais usada, mas YouTube e Facebook são alternativas.

Não é fácil para quem está habituado a atender pessoalmente, se transformar em um apresentador. Mas, convenhamos. Nossos comerciantes sempre foram artistas. Eles precisam de muito malabarismo para driblar os altos impostos e toda uma “renca” de dificuldades no dia a dia.

Durante a preparação deste especial, que comemora o Dia da Mídia Social, celebrado em 30 de junho, a reportagem de O POPULAR sentiu que tudo isto que estamos passando despertou algo mais… Os comerciantes estão cada vez mais unidos e se ajudando.

CLIQUE E CONFIRA AS MATÉRIAS COM AS LOJAS
MOGIMIRIANAS QUE ESTÃO ANTENADAS NO MUNDO DAS LIVES

BIA EU QUERO
DRICK ART STORE
ETIQUETA ROSA
NEWNESS
PENTAGON
SOMODAS
SÔNIA CALÇADOS
SUELI DOVIGO

Em cada live, é possível ver outros comércios participando, seja nos comentários durante as transmissões, nas curtidas, mas, principalmente, na colaboração entre eles, com brindes para sorteios, vouchers e muito mais. Isto sem contar o viés social, com ajuda a entidades e o impulso para o surgimento das próprias Lives Solidárias.

Para o publicitário e gestor de marcas, Nelson Theodoro Jr., as lives de vendas já são um fenômeno na internet e de certa forma revolucionaram a relação do lojista e seus clientes até na forma comportamental. “As lives são uma nova e potente ferramenta para vendas diretas e engajamento do público das redes sociais materializados em vendas físicas”. Confira a entrevista completa com Nelsinho abaixo:

O POPULAR: Como você vê esta iniciativa de inúmeros comerciantes em optar pelas lives para potencializar as vendas?

Nelsinho Theodoro: Diante dessa nova realidade a “PANDEMIA”, a transmissão ao vivo ganhou muito espaço como alternativa do comércio para vendas de seus produtos. As Lives de vendas já são um fenômeno na internet e de certa forma revolucionaram a relação do lojista e seus clientes até na forma comportamental. As Lives são uma nova e potente ferramenta para vendas diretas e engajamento do público das redes sociais materializados em vendas físicas. Isso porque permitem o acesso imediato e direto do cliente com o lojista, e a preços especiais praticados só são possíveis graças ao volume de vendas que acontecem em tempo recorde. Acompanho muitas Lives durante a semana, e vejo lojas com os mais variados números, quando vejo lojas com 50 participantes, paro e penso, meu Deus será que nesta ou naquela loja caberiam 50 pessoas ao mesmo tempo? E aí que a mágica da Live acontece, o comércio tem acesso a um número muito maior de cliente ao mesmo tempo, clientes que estão confortáveis em casa, e encontram na Lives, momentos de lazer, entretenimento e ainda a possibilidade comprar o que precisam. Sem falar que temos o entrosamento entre marcas já que muitas lojas patrocinam umas as outras oferecendo produtos para sorteio e entretenimento durante a transmissão ao vivo. As Lives tornam-se um caminho alternativo e definitivo para as vendas online.

O POPULAR: Você acha que é uma ferramenta que será usada apenas pela condição de pandemia ou veio para ficar?

Nelsinho Theodoro: Para responder, vamos voltar um pouco no tempo, pois ter está possibilidade de falar com o cliente em tempo real era privilégio apenas de poucos, que dependiam da grande mídia para este fim. As transmissões exigiam uma superprodução, com equipamentos sofisticados e toda uma logística envolvida. Agora com as Lives, qualquer um pode ter seus minutinhos de fama de maneira bem simples, com apenas um celular e o melhor: sem gastar um centavo. Agora toda empresa ou pessoa pode anunciar o lançamento de um novo produto ou promoções exclusivas em primeira mão para seus clientes, num apertar de um ícone. E ainda pode interagir, com comentários, deixando as pessoas tão próximos da sua marca como nunca puderam antes. E tem mais eliminou-se todo o trabalho de editar o vídeo posteriormente, deixando tudo fluir de uma forma natural. Tenho certeza de que as Lives vieram para ficar, ninguém vai renunciar a elas nunca mais. É como se o jogar de futebol, ouvisse a narrador de sua partida e mudasse a rota do chute de sua bola pois sabe exatamente a posição do goleiro. Vemos cada dia mais pessoas descobrindo as possibilidades, para esta ferramenta que trouxe avanças na comunicação e deve trazer muitos outros para os mais diferentes ramos, do comércio, serviço a comunicação em geral.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments