sábado, novembro 23, 2024
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Calce a cara e faça lives como a Sônia Calçados

Não é novidade pra ninguém que a Sônia Calçados é referência quando o assunto é sapatos, sandálias, tênis e outros itens deste segmento. Porém, mesmo com uma trajetória que chega a 35 anos em 2021, a empresa da bem sucedida Sônia Isabel Carinhato Zanuto não se apega ao comodismo. Tanto que, ainda neste ano, a unidade de Mogi Mirim será transferida para novas e muito mais modernas instalações.

Elas querem sempre mais, afinal, os 40 pares iniciais se transforaram em milhares. E o atendimento, antes restrito à versão presencial, avançou para o modo mais tecnológico. E como ocorreu com os demais empreendedores, a motivação para as lives foi a necessidade de se reinventar em meio ao “abre e fecha” causado pela pandemia. E, como qualquer situação nova, veio uma pitada de insegurança.

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Endereço:
Rua Coronel João Leite, nº 295 | Centro

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h

“Nas primeiras (lives), nossa, é muito difícil. Porque a gente fica um pouco ansiosa, fica nervosa, a gente tem medo de errar”, destacou Soraia Raquel Carinhato Zanuto, filha de Sônia e que tem sido responsável pelas lojas e por esta nova missão. Depois de se soltar, pegar prática, perceberam que “não é um bicho de sete cabeças”. Com o bom feedback dos clientes, tudo ficou ainda mais fácil.

Mas nas primeiras lives, ela confessa. Não esperava ter audiência, imagina vendas. Tudo foi se encaixando e a percepção foi de que os clientes estavam em busca de oportunidades, de preços legais, de mercadorias de bom nível, diferenciadas. E aí vem um segredo. “A gente tem que ir criando expectativa com o cliente. E se você demora muito na live, eles vão perdendo um pouco o interesse, sabe?”.

Lives são transmitidas pelas redes sociais. Conforme o vídeo abaixo, uma importante ferramenta para os comerciantes.

Na visão de Soraia, esta ferramenta veio pra ficar. Pode não ser pra sempre, claro, mas vão durar um bom tempo. Exatamente por isso é que estão atentas ao aperfeiçoamento. “Vamos assistindo uma ou outra live também, achando algo interessante, a maneira como expõe os produtos ou fazem o sorteio”.

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Desta dedicação à venda ao vivo não nasce, porém, uma folga ao presencial. O atendimento in loco segue com exigência alta. Mas o que Soraia acreditava era que, com a volta das portas abertas, as lives cairiam. Que nada.

 

“Tanto é que depois que abriu tudo, nós fizemos a nossa outra live, depois da reabertura, e bateu 1.500 pessoas. Então, assim, a gente não esperava isso de forma alguma, a gente esperava bater umas 300. A achou que fosse perder a força, mas não, pelo contrário, até elevou, né?”.

Soraia não gosta de comparar as vendas nos dois formatos. Entende que elas se completam. A Sônia Calçados seguirá com a ferramenta e sugere a quem ainda não encarou a novidade, se reinventar também. “Gente, ninguém, ninguém é profissional. Eu, no começo, senti muita vergonha, achei que estava fazendo tudo errado. Mas, tem que fazer, porque senão vai ficar pra trás. Tem que perder o medo”.

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